cPanel: o que é? Conheça um pouco do painel.

  • Home
  • cPanel
  • cPanel: o que é? Conheça um pouco do painel.

O cPanel é o painel de controle de hospedagem de site mais utilizado por todo o mercado de hospedagens. Seu sucesso se dá, principalmente, por conta de sua vasta gama de funcionalidades, sua praticidade e seu design intuitivo. Até mesmo para usuários iniciantes, o uso é muito simples e rapidamente o painel é dominado.

A interface do painel disponibiliza na mesma página todas as funções que o usuário pode exercer sobre sua conta de hospedagem. Não é necessário saber nenhuma linha de código e nem ter qualquer conhecimento sobre programação, basta apenas encontrar a função que melhor corresponde a sua necessidade em dado momento. As funções são exibidas na página separadas por categorias, o que deixa tudo ainda mais simples.

O “poder de fogo” do painel é ainda maior graças à grande quantidade de plugins que existem no mercado, que permitem, por exemplo, a adição de versões mais antigas do PHP.

Para qual tipo de usuário ele é indicado?

O cPanel pode ser usado facilmente por iniciantes, mas deve haver um conhecimento prévio das funções que ele possui, como, por exemplo o que são as Zonas DNS, o que são Subdomínios, O que são tarefas agendadas e etc.

Usuários intermediários e avançados certamente não terão problemas com as funções, visto que já as dominam. Seu conhecimento prévio poderá aumentar ainda mais o desempenho de seu site e tirar o máximo de proveito dos recursos que este painel fantástico tem a oferecer.

Vantagens

A principal vantagem do cPanel é a praticidade, ele já trás em sua primeira página todos  os recursos que oferece e é só clicar no nome que você poderá ter mais detalhes a respeito. Para os usuários, não há nenhuma necessidade de instalar nada, pois o painel já é entregue configurado com o usuário e o domínio. Aqui vão mais algumas:

  • Responsividade do painel, abrindo facilmente em celulares, por exemplo;
  • Grande variedade de idiomas;
  • Facilidade na migração de contas, através de restauração de backups.

Como ter acesso ao cPanel?

painel cpanel

Normalmente, o painel é oferecido gratuitamente (sem custo adicional, mais especificamente) na maioria dos serviços de hospedagem, e por parte da maioria das empresas. O cPanel é entregue ao cliente, normalmente, assim que o pagamento é confirmado.

Métodos de acesso:
  • O acesso pode ser via URL https://hostname.tld:2083 é o método de conexão universal, mais utilizado para acessar enquanto o domínio não propaga.
  • Para domínios que já tiverem sua propagação concluída, o acesso pode ser feito em https://cpanel.dominio.tld ou https://dominio.tld:2083
  • Normalmente, também é possível acessar os recursos do cPanel diretamente pela área do cliente onde o serviço foi contratado.

Vale lembrar que é necessário ter um domínio para que se use o cPanel. É possível usar o painel usando um link temporário no formato http://hostname/~usuario; este método é usado para acessar o site enquanto o domínio não propaga, mas esta função não está habilitada em todos os servidores, havendo variação de empresa para empresa. Pode-se, também, usar um subdomínio para ser hospedado.

Principais recursos nativos do cPanel:

Gerenciador de arquivos

gerenciador de arquivos do cpanel

Através desta ferramenta, é possível encontrar e gerenciar (como o próprio nome já diztodos os arquivos que estiverem na sua conta de hospedagem.

Nele, você pode executar diversas funções, tais como: mover/criar/extrair/renomear arquivos; editar as permissões; criar pastas; compactar arquivos e pastas; baixar e enviar pastas e arquivos e várias outras funções. Nos casos de arquivos que contenham código (CSS, HTML, PHP, JavaScript e etc.), você também tem as opções de visualizar e/ou editar o arquivo direto pelo gerenciador.

Banco de dados

aba banco de dados do cpanel

Essa aba inclui várias funções, tanto para Bancos de Dados MySQL quanto para PostgreSQL, mas nem todos os provedores oferecem suporte ao PostgreSQL, a maioria utiliza apenas o MySQL.

A cereja do bolo aqui é a ferramenta “Banco de dados MySQL”, que é a mais usada pela maioria dos scripts, como WordPress, plataformas de fóruns, sistemas de e-commerce e vários outros. Através desta aba, é possível criar bancos de dados, usuários, definir permissões de acesso e adicionar usuários privilegiados ao banco de dados.

Criar banco de dados

criando banco de dados cpanel

Na ferramenta é possível criar um banco de dados, que futuramente poderá ser usado para armazenar dados em scripts. Você poderá criar um banco de dados com o nome que desejar, a única “restrição” será o prefixo com o seu usuário a frente do nome. O motivo desse prefixo é que o cPanel foi feito para hospedar várias contas de hospedagem em um mesmo servidor; sem esse prefixo, certamente haveriam conflitos com os nomes dos bancos de dados.

Adicionar usuário

criar usuario de banco de dados no cpanel

Nessa parte é possível adicionar o usuário, que será responsável por fazer a ponte de conexão entre o script usado e o banco de dados. Você poderá criar um usuário (normalmente, há uma limitação de caracteres para o nome) e configurar uma senha a seu gosto, ou gerar uma senha aleatória de até 18 caracteres e com nível de segurança 100.

Adicionar usuário ao banco de dados

adicionar usuario ao banco de dados

Permissões do usuário

Aqui você pode adicionar um usuário a um banco de dados. Apenas os usuários privilegiados poderão fazer conexão com o banco de dados. Você poderá escolher entre as seguintes permissões:

permissoes banco de dados

Normalmente, todas são habilitadas, mas a necessidade de uso destas depende dos requisitos de funcionamento do script.

 

Gerenciador de PHP

gerenciador de php do cpanel

Aqui, você pode escolher qual versão do PHP deseja usar. A versão ideal para ser usada depende da necessidade e da versão do script que será utilizado. As versões que comumente estão disponíveis são da 5.6 à 7.2 (versões ea-php). Porém, isso pode variar de acordo com o provedor, podendo adicionar desde a 5.3 (versão ea-php) ou até mesmo versões indo desde a 4.4 à 7.2 (versões alt-php*).
*O alt-php é disponibilizado em hospedagens em que está incluso o CloudLinux.

E-mail

aba email cpanel

As funções de e-mail são das mais usadas pelos usuários(embora este não seja o foco do painel e os serviços especializados de e-mail sejam mais recomendados). Nessa aba, é possível acessar a página de criação de e-mail, redirecionamento, respostas automáticas e outras funções mais complexas. Vamos nos ater aqui apenas à função “Contas de e-mail“.

Adicionar conta de e-mail

adicionar conta de email no cpanel

Na primeira aba, você poderá adicionar uma nova conta de e-mail e escolher para qual domínio/subdomínio será criado essa conta (o subdomínio/domínio deve estar hospedado nessa mesma conta de hospedagem). A criação é muito simples, basta escolher o usuário e uma senha, que você pode gerar aleatoriamente; feito isso, você pode configurar o limite da sua caixa de mensagens ou configurar como ilimitado.

Lista de contas

contas de email cpanel

Neste aba, você poderá ver todas as contas de e-mail criadas em sua hospedagem e a utilização de cota. Além disso, você poderá também:

  • Alterar a senha;
  • Acessar a caixa de mensagens (webmail);
  • Alterar a cota;
  • Verificar as informações de conexão SMTP e IMAP;
  • Excluir a conta;
  • Gerenciar suspensão.

Editor de zonas

editor de zonas do cpanel

É uma função muito importante, mas também muito delicada. Essa aba é responsável por todos os registros DNS de sua conta de hospedagem e, por isso, qualquer alteração incorreta pode trazer problemas bem chatinhos de se resolver.

Adicionar Zona

adicionar zona dns

A função é bem intuitiva, você precisa adicionar apenas uma entrada e o endereço para o qual ela apontará. Adicionalmente, você pode alterar o TTL (time to live) e/ou o tipo (A, AAAA, CNAME, MX, CAA, SRV e TXT). Uma vez adicionadas as informações, é só salvar clicando em “Adicionar registro“.
Abordaremos aqui apenas as funções mais usadas, por isso as outras abas não serão apresentadas.
 

Conclusão

Agora você já sabe porque o cPanel é o painel de controle mais utilizado pelos provedores de hospedagem. Todos os recursos e sua simplicidade são essenciais para uma boa gestão de seu site, que é feita de forma muito prática, graças à forma como os recursos estão dispostos logo em uma única página, além de estarem divididos em categorias. Por isso, o cPanel é indispensável para você que tem um site de pequeno ou médio porte; sites de grande porte também podem ser bem atendidos pelo painel, mas é recomendável um serviço dedicado para comportar melhor a aplicação.


Deixe uma resposta