Se você trabalha com hospedagens ou possui um site, é muito provável que já tenha ouvido falar do CloudLinux. A ferramente costuma ser oferecida por provedores de hospedagem, acompanhada das informações de hardware que a hospedagem fornece. Mas, afinal, o que é isso? Para que ele serve? Já vamos lhe explicar.
O que é?

Com o tempo, os altos índices de uso de CPU e lentidões começaram a atingir o mercado de hospedagem, e isso não agradou os consumidores. Por conta disso, havia a necessidade de uma ferramente que pudesse lidar de forma prática com os recursos do servidor para que houvesse maior estabilidade. E foi assim que, em 2010, surgiu o CloudLinux, projetado especificamente para atender provedores de hospedagem.
O CloudLinux é uma espécie de sistema operacional para Linux, que pode ser instalado sobre o CentOS/cPanel; com o cPanel, o CloudLinux também pode ser instalado posteriormente. Sua principal função é reduzir a carga do servidor, limitando os recursos fornecidos para cada conta de hospedagem.
Atualmente, o CloudLinux é praticamente indispensável por qualquer provedor de hospedagens que se preocupe com a estabilidade de seus serviços; sendo essa ferramenta uma das maiores responsáveis pela contensão de recursos do servidor.
Como funciona?
Em servidores que não possuem o CloudLinux, é comum que ocorram problemas com altas cargas, o que pode levar à lentidão extrema, e até mesmo à queda do serviço; às vezes, causado por uma única conta de hospedagem.
A função do CloudLinux é fazer o isolamento de recursos de cada uma das contas, com recursos pré-definidos pelo usuário root, impedindo que o consumo de hardware de cada conta interfira nas demais e no servidor como um todo. Além disso, é possível criar pacotes com limites diferentes, também sendo possível alterar manualmente os limites de cada conta/pacote de hospedagem.
Por que usá-lo?

Se você é um usuário final, os principais motivos para usá-lo são:
- A garantia de recursos, já que estão pré-configurados;
- Certeza de que o servidor será mais estável;
- Demais contas de hospedagem não influenciarão na sua;
- Maior variedade de versões PHP.
- Acompanhamento em tempo real dos recursos utilizados, através do cPanel;
Se você é proprietário de um servidor, os principais motivos são:
- Isolamento das contas de hospedagem, assegurando recursos;
- Maior atratividade, visto que muitos clientes buscam esse recurso;
- Maior estabilidade no servidor;
- Um período de teste é oferecido, podendo usar gratuitamente por alguns dias;
- Maior disponibilidade de versão alt-PHP, desde a 4.4 até a 7.3;
- Opção de escolha de cada uma das extensões a ser instalada no PHP, podendo ser feito pelo próprio cliente;
- Melhoria da segurança, através do CageFS;
- Monitorar, em tempo real, quanto hardware cada conta está usando.
Limitações

Como já foi dito, você poderá criar pacotes com várias limitações de recursos para cada uma das contas. Confira a lista completa dos recursos limitáveis:
- CPU (processamento);
- RAM Fìsica;
- RAM Virtual (não recomendado);
- I/O (entrada e saída de dados);
- Inodes soft;
- Inodes Hard;
- EP;
- IOPS;
- Processos simultâneos
Suporte e Compatibilidade
A equipe de suporte da ClouLinux é muito atenciosa e bem preparada. Com um baixo tempo de resposta e atendentes muito educados, eles lhe dão total auxílio ao usuário e, em outros casos, até acessam seu servidor e resolvem o problema por você. Além disso, eles também auxiliam na obtenção de diagnóstico, e têm um sistema inteligente de “Doctor”, que lhe fornece um código de erro que é passado à equipe, contendo exatamente as informações do problema.
O CloudLinux é totalmente compatível com o cPanel (dentre outros painéis), não causando nenhum problema de compatibilidade com plugins instalados em seu servidor.
Conclusão
O CloudLinux já é um recurso praticamente indispensável. Suas funções asseguram um alto uptime e reduz em até 10x o número de reinicializações do servidor – poupando muitas reclamações. Tendo em vista seu preço ($14), o valor se torna muito baixo em relação ao benefício proporcionado.
Além de tudo, o sistema é um bom atrativo para novos clientes, já que muitos conhecem e procuram por essa ferramenta. Sem contar que é possível criar planos personalizados, com diferente predefinições de limites dos recursos, aumentando ainda mais a rentabilidade e controle sobre os recursos das contas.
Por isso, você precisa do CloudLiux e, se está procurando por hospedagem ou revenda, clique aqui e teste nossos serviços com 30 dias grátis. Todos os planos incluem o CloudLinux.
Deixe um comentário