Como o CloudFlare funciona?


O CloudFlare é um serviço de CDN (Content Delivery Network -> Rede de distribuição de conteúdo). Uma CDN (Content Delivery Network/Rede de Distribuição de Conteúdo) traz uma série de benefícios para o seu site como, por exemplo: Armazenamento de cache no dispositivo do usuário; Maior disponibilidade do site (pois utiliza o cache para executar o site em caso de quedas); Redução de latência, Proteção contra possíveis ataques; Melhoria de posicionamento em motores de busca (SEO); Redução de uso de recursos no servidor.

Uma das principais vantagens da CDN é a já citada redução da latência juntamente com o uso de cache. As CDNs possuem servidores espalhados por várias parte do mundo, e fazem cópias de seu site nesses servidores. Quando um usuário acessa o seu site, ele será direcionado ao servidor que possui a menor distância, fazendo com que o site abra de forma mais rápida. Além disso, caso uma das cópias esteja corrompida ou apresente algum tipo de ameaça ao site, ela é automaticamente deletada do servidor onde está e é substituída.

A CDN mais utilizada no momento é o CloudFlare, que oferece um ótimo serviço e ainda dispõe de um plano totalmente gratuito, mas que mesmo assim atende muito bem às necessidades da maioria dos usuários. Para começar a utilizar o CloudFlare é muito simples, confira:

  1. Acesse o site da CloudFlare e clicar em “Sign Up”
    cloudflare
  2. Preencha as informações de cadastro e prossiga clicando em “Create Account”
    criar conta cloudflare
  3. Insira seu domínio e depois clique em “Add Site”, será iniciada uma rápida verificação
    adicionar site cloudflare
  4. Após o fim da verificação, clique em “Next”
    proximo
  5. Selecione o plano desejado e clique em “Confirm Plan”, neste tutorial usaremos o plano “Free”, que é gratuito
    escolha de plano cloudflare
  6. Após isso, abrirá uma janela de diálogo, clique em “Confirm”
    confirmar dominio cloudflare
  7. Feito isso, a página será atualizada e mostrará todas os registros DNS que seu domínio possui, você pode editar/excluir/adicionar uma ou mais entradas, caso deseje. Vá ao fim da página e clique em “Continue”
    registros de dns do dominio
  8. Agora, aparecerão  2 novos NameServers para os quais você deve apontar seu domínio (essa alteração não afeta o seu domínio nem sua hospedagem, o seu site continuará a usar a mesma hospedagem, pois o IP para o qual apontará será o mesmo).
    novos nameservers
  9. Vá ao seu domínio e faça o apontamento para os NameServers que recebeu e, depois, salve a alteração.
    alterando nameserver
  10. Feito isso, volte a sua conta do CloudFlare e clique em “Continue”, vide imagem do item 8
  11. Enquanto seu domínio não propagar para os novos NameServers da CloudFlare, esta faixa estará na cor preta.
    propagacao em andamento
  12. Após a propagação do domínio, a barra passará a ficar verde e seu site já estará apontando corretamente para a CloudFlare
    propagacao concluida

Deixe uma resposta