como exibir arquivos ocultos

Como exibir arquivos ocultos no gerenciador de arquivos do cPanel?

Se você está aqui, provavelmente está querendo fazer aquela modificação no seu arquivo .htaccess ou no php.ini para dar uma turbinada no seu projeto, mas está tendo problemas para encontrar estes arquivos ocultos na  sua hospedagem.

Esses arquivos (os chamados dotfiles) são ocultados na hospedagem por segurança, já que alterações incorretas podem causar belos problemas no seu site; esses arquivos são mais usados por usuário que já possuem alguma experiência com hospedagem de sites.Mas não tema! Estamos aqui para lhe ajudar!

Métodos de exibir os arquivos

– Pelo gerenciador de arquivos do cPanel:

Para exibir os arquivos desta forma, você precisará ter uma conta de hospedagem hospedada em um servidor com painel de controle cPanel. Se você já tem, pode continuar.

1- Abra sua conta de hospedagem;

acessando o cpanel

2- Vá ao gerenciador de arquivos, pode ser em qualquer diretório;

gerenciador de arquivos cpanel

3- No canto superior direito, clique no botão “Configurações”, ao lado de uma engrenagem.

configuracoes

4- Na caixa que se abrirá, marque a opção “Mostrar arquivos ocultos (dotfiles)”

mostrar arquivos

5- Feito isso, os arquivos ocultos passarão a ser exibidos.

exibir arquivos ocultos

Agora, todos os arquivos ocultos de todos os diretórios poderão ser exibidos normalmente.

 

– Via FTP:

O método via FTP é ainda mais simples, tudo o que você precisa acessar a sua conta FTP e abrir a pasta onde estão os arquivos ocultos. Se você não sabe como acessar sua conta FTP, vamos lhe explicar.

Para acessar sua conta FTP, você precisará de um cliente FTP, recomendamos que use o Filezilla. Com o cliente FTP instalado, você deverá abri-lo e preencher os seguintes campos:

acessar conta ftp via filezilla

*os dados usuário e senha são os mesmos usados para fazer acesso ao seu cPanel, ou os dados de sua conta FTP criada no painel.

Depois que seu login for efetuado, você só precisará se dirigir à pasta onde seus arquivos desejados se encontram e, então, já poderá editá-los à vontade.

arquivos ftp

 

Pronto, agora você já pode encontrar seus arquivos ocultos e editá-los o quanto achar necessário. Mas faça isso com moderação, pois configurações erradas inseridas nos dotfiles podem acarretar em efeitos desagradáveis no seu site.

Empreendedor, estudante de Marketing e apaixonado por filmes, séries e todos os campos da informática.
Post criado 10

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo